Fomos atrás do blog Diz Que Fui Por Aí justamente atraídas pelas informações de Portugal deste pessoal! Desta forma, os editores deste lindo blog, a Luísa e o Marcelo Colombo nos contam neste Diário de Bordo sobre a vila medieval de Óbidos, em Portugal. Belíssima descoberta para adicionar no seu itinerário quando estiver em Portugal, veja os motivos:
Se tem uma coisa que logo você descobre na sua primeira visita é que Óbidos é uma das vilas medievais mais lindas e preservadas de Portugal. Óbidos é uma cidade muito pequena e os principais pontos turísticos podem ser vistos em algumas horas, mas uma das coisas mais legais é se perder por suas ruelas.
A história desta pequena cidade, mais parecida com uma aldeia, é fortemente ligada à nobreza desde o século XIII, quando o rei Dinis se casou com Isabel de Aragão. Entre os presentes que ele deu à esposa estava uma pequena aldeia, a vila de Óbidos. Por ter sido parte do dote real durante séculos, a cidade foi favorecida com muitas construções e reformas, e com isso, permanece até hoje chamada de joia de Portugal.
Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade é o Castelo de Óbidos, construção do século XIII, que é uma das Sete Maravilhas de Portugal, e onde hoje funciona um hotel, da rede das Pousadas de Portugal (recepcao.castelo@pousadas.pt). Infelizmente, o Castelo hoje é aberto apenas para os hóspedes do hotel, mas caso tenha vontade de visitar, você pode almoçar no restaurante do hotel, que é certamente uma atração a parte, com a vista diretamente por cima da muralha da cidade. O local é formal, talvez até muito silencioso, mas a comida fala por si. Os pratos tem um cuidado com os sabores tradicionais, e certamente vão surpreender e agradar até os mais céticos com a culinária portuguesa. O atendimento é precioso, e certamente fará jus ao preço cobrado. Ao final, termine com um dos doces tradicionais portugueses, e se posso sugerir, peça o maravilhoso toucinho do céu que é servido por lá.
A região de Óbidos é muito famosa pelo licor de cereja chamado de Ginja de Óbidos e não tem como sair de lá sem tropeçar pelas centenas de lojas que vendem essa iguaria. A ginja é um licor de cereja silvestre, típica da região, e é servida em pequenos copos, usualmente degustada junto a sobremesa. Então, quando estiverem por lá, cedam à tentação e tomem um copo após o almoço, e tenho certeza que seu dia será bem mais alegre.
Óbidos é famosa pela sua produção de cerâmica, e você poderá encontrar as coisas mais lindas por lá. Uma das dicas mais legais que podemos dar é visitar a Casa dos Azulejos (Rua Josefa d'Óbidos, n. 12 – Vila de Óbidos), da artesã Daniela. A casa é incrível, e recheada das peças mais incríveis. Simplesmente não há possibilidade de não se apaixonar. O atendimento do Daniela é dos mais atenciosos, e além das peças pré-produzidas que você pode adquirir no local, você poderá sair de lá com a sua peça personalizada. Antes de nos casarmos, Marcelo e eu encomendamos com a Daniela um azulejo comemorativo para a data, e que esteve à mostra na mesa do nosso casamento, e mais tarde, foi parar na parede da nossa sala. Ou seja, tivemos conosco nesse dia tão especial uma lembrança tão querida dessa linda cidade.
Ainda, se estiver com disposição e quiser ter uma visão panorâmica da cidade, é possível subir nas muralhas da cidade e percorrer os seus 2 km, recebendo de presente a linda vista que poderá ver por lá.
Então: te convencemos que Óbidos é uma parada obrigatória na sua viagem por Portugal? Se sim, veja como chegar nesse destino incrível a partir de Lisboa!
O melhor método para viajar para Óbidos, a partir de Lisboa, é de ônibus. Os ônibus expressos partem da estação de ônibus de Campo Grande, que está localizado nas linhas de metro verde e amarelo. A viagem dura mais ou menos uma hora e um único bilhete custa € 7,10.
A rota de ônibus de Óbidos é chamada de "Rápida Verde", que liga Lisboa à cidade de Caldas da Rainha e é operado pela empresa de ônibus RODOTEJO. Existem vários serviços diários de segunda a sexta-feira mas há significativamente menos serviços no fim de semana, então, não esqueça de checar a frequência, ok?
Para acessar Óbidos de carro, deve-se utilizar a via expressa A8 e a viagem demora 45 minutos. E lembre-se que não se pode entrar de carro na Vila, e seu carro deve ficar no estacionamento fora da muralha.
Quer saber mais sobre este casal e o Diz Que Fui Por Aí? Então, além do blog, siga-os em Facebook e Instagram!
Deixe seu comentário / Nenhum comentário