O Itinerário de Viagem passou por 4 cidades francesas impressionantes que inspiraram Claude Monet, o grande artista do Impressionismo, Claude Monet, viveu ou passou um tempo.
Monet nasceu em Paris no ano de 1840. Aos 5 anos de idade, a família de Monet mudou-se para Le Havre (passamos por perto e é uma das cidades que Monet retratou em seus quadro) e em 1857 Monet retornou a Paris para estudar pintura, contrariando o seu pai.
Paris
Bem perto de onde nasceu, há o bairro Montmartre, o 18º Arrondisement. Lá era o bairro dos artistas da época, bairro da boemia, local da Sacré Coeur, restaurantes, bares, casas de espetáculos como Moulin Rouge ou Le Agile Lapin, e arte de rua. Um bom lugar para se hospedar em Paris, com estadias não muito caras.
Por lá Monet estabeleceu seu estúdio, pintando por muitas vezes a sua mulher Camille. Ele retratou alguns pontos de Paris mas já começou a demonstrar seu interesse em cenários mais naturais do que a cidade. Sua aproximação com Paris foi importante para fundar o movimento artístico Impressionismo, participando de salões de arte da época na cidade.
Etretat
No inverno de 1868-1869 Monet foi a esta cidade e realizou quadros incríveis das falésias da região.
A paisagem não poderia deixar de inspirar este grande artista e só estando lá é que você entende porque ele retratou o local. Talvez na introspecção que o inverno proporcionou, ele pôde realizar grandes obras e algumas são discutidas em centros acadêmicos até hoje.
Giverny
Foi a cidade em que Monet se mudou com a sua família em 1883, e lá morreu, em 1926. A casa que morou hoje é a ‘Fondation Monet’ que mantém a casa e os jardins do artista. Infelizmente você não pode tirar fotos de dentro da casa, mas garanto que é linda! Ele projetou todo o jardim e funcionava como um atelier a céu aberto, onde rendeu magníficas obras que estão espalhadas no mundo todo!
Rouen
Na época em que viveu em Giverny, pintou diversas vezes na cidade de Rouen. O modelo da vez foi a Cathédrale Notre-Dame de Rouen onde ele a pintou em vários ângulos e com diversas luzes.
Com este rápido passeio por onde passou Monet, dá pra entender toda a inspiração que ele viveu, certo? Então vamos nos inspirar juntos e conhecer ainda mais a França!
Todas as fotos e textos são criações do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!
Deixe seu comentário / Nenhum comentário