O Itinerário de Viagem traz uma matéria da Gisele, do blog de viagens Viajadas, um blog, denominado pelas próprias autoras como "blog de viagens com baixo custo e altas emoções!" Opa! Baixo custo em épocas difíceis? É o que precisamos! Dá uma lida!
Apresentação da Gisele:
Olá, leitores do Itinerário de Viagem! Sou a Gisele, uma das metades do blog Viajadas. Sou jornalista, social media, produtora de eventos e 'viajandona' nas horas livres – isso quando não sigo trabalhando nas “férias”. Hoje vou contar pra vocês um pouco sobre um passeio muito especial na Cardiff Bay, no País de Gales. Espero que gostem!
O País de Gales é o menos badalado dos países integrantes do Reino Unido. Quando a gente pensa em viajar para aquelas bandas, os primeiros destinos que vêm à mente são Londres, Dublin e Edimburgo. Cardiff, a capital do País de Gales, passa longe do roteiro de muita gente – e confesso que passava do meu também.
Mas eis que a vida, essa bela caixinha de surpresas, me presenteou com uma semana em Londres e um passe de trem ilimitado (que eu ganhei, veja só, em um concurso cultural!). Diante de tantas opções, escolhi fazer um passeio em Cardiff por dois motivos:
1) Lá são gravadas algumas das minhas séries de TV favoritas, e estava ansiosa para ver alguns cenários de perto e
2) Cardiff fica relativamente perto de Londres, são apenas 2 horas de viagem de trem.
Passeio escolhido, foi só pegar o trem às 8h na estação Paddington, em Londres. A viagem é super agradável, com paisagens idílicas para admirarmos pela janela o tempo inteiro. Duas horas depois desembarcamos na estação Cardiff Central, e de lá foi só pegar um ônibus (o passe diário custa €6) até a Cardiff Bay, o centro turístico e cultural da cidade.
Ao desembarcar, a primeira coisa que chama atenção é o grande e belo Wales Millenium Center, um espaço multicultural que abriga, entre outras coisas, a orquestra da BBC. O lugar conta com lojinhas, restaurantes, banheiros, e pode ser um excelente ponto de partida para o passeio na Cardiff Bay.
Em frente ao Millenium Center se encontra o famoso espelho d’água, que é bem conhecido pelos fãs de séries de ficção científica da BBC, já que o lugar foi usado como sede da série Torchwood. Aliás, ali perto existe um memorial para o personagem Ianto Jones, que morreu cedo demais na série. Tem placa oficial, e os fãs também deixam mensagens. Não é incrível? O pessoal de Cardiff providenciou uma atração sob medida para os nerds como eu que vão até lá!
Ali pela volta do Millenium Center fica também a saída dos barcos que fazem tours via água pela baía. No dia da minha visita o dia estava cinza e frio, então acabei não fazendo o passeio, que custa apenas €3. Mas tenho certeza que é incrível, afinal, belas paisagens não faltam na área.
O Millenium Center fica bem na área central da baía, e aí você pode seguir para a direita ou esquerda, conforme seus interesses. Para quem escolhe a esquerda, o caminho te leva até a Doctor Who Experience, exposição dedicada à série mais antiga do mundo. E mais uma vez a gente vê como a cidade se orgulha de ser “casa” dessas produções: existem placas de rua apontando o caminho para a exposição, inclusive com a silhueta de personagens.
Se você escolher o lado direito, vai encontrar um centro comercial e diversos restaurantes. As lojinhas são fofas e super interessantes, e os restaurantes bem gostosos. Como estávamos bem longe do hotel, resolvemos não nos arriscar e comemos no tradicional Nando’s, o mesmo que existe em Londres. Para a sobremesa, nos deliciamos com um sorvete. Mas a maior delícia foi conhecer um pouco dessa cidade encantadora, com certeza.
O passeio foi curto, mas valeu muito a pena. Pudemos riscar mais um país no nosso mapa sem ao menos ter um carimbo no passaporte – não passamos nem pela imigração ao chegar em Cardiff. Ficaram as boas lembranças, e o gostinho de quero mais. Certamente espero voltar a Cardiff com mais tempo para conhecer mais da cidade!
Deixe seu comentário / Nenhum comentário