Este é o Diário de Bordo onde Nivaldo do blog Buenas Dicas nos conta os motivos para conhecer Lucca na Toscana, Itália. Aqui ele conta como foi surpreendente conhecer esta cidade que, por muitas vezes, é ofuscada por Pisa e Florença (Firenze). Checa só o relato dele!
"Durante uma viagem pela Itália, minha cidade favorita foi justamente a única que estava fora do roteiro: Lucca. Bem menos conhecida do que as vizinhas Pisa e Florença, na Toscana, a cidade tem atrações imperdíveis, numa mistura preservada de diferentes períodos históricos.
Se você ainda não sabe pra quê viajar para Lucca, aqui vão 5 motivos, especialmente para os leitores do blog Itinerário de Viagem. E se alguma razão convencer você (ou todas elas), dê uma passada também lá no Buenas Dicas, onde há mais informações e dicas legais sobre essa cidade que é umas das maiores joias da Toscana, além de ser o puro charme.
Lucca fica perto de Florença e Pisa
A distância entre Florença e Lucca é de apenas 80 km. A viagem de trem dura 1h20 e não custa caro, geralmente menos de €10. Se estiver hospedado em Florença, aproveite para conhecer Lucca no mesmo dia que for para Pisa, localizada apenas 17 km à frente. Como a estação de trem de Lucca fica ao lado do centro histórico, é possível explorar o básico da cidade em menos de 3 horas. E vai ser mais rápido ainda se alugar uma bicicleta e pedalar por suas ruas tranquilas e planas.
A muralha medieval que virou um parque
O centro histórico de Lucca é completamente preservado. A principal razão para isso é a imensa muralha que cerca a cidade antiga. São 5 quilômetros de extensão e 12 metros de altura média. Finalizada em 1648, a muralha que passou séculos protegendo a cidade de invasores, se tornou sua atração mais interessante. Hoje, o topo da muralha é um lindo e arborizado parque, com pista perfeita para correr e pedalar. E as vistas lá do alto são as melhores da cidade.
Ruínas e lembranças romanas
Em Lucca, não estranhe se dobrar a esquina e der de cara com uma coluna dos tempos do Império Romano. Elas estão espalhadas pelo centro histórico e nos lembram o tempo todo da idade milenar de Lucca, anterior ao ano 218 A.C. Outro marco romano na cidade é a Piazza dell’Anfiteatro, que ficou desaparecida por décadas, soterrada em construções medievais. Redescoberta, hoje ela concentra muitos restaurantes e se tornou um dos principais pontos turísticos de Lucca.
Arquitetura e monumentos históricos
Além de heranças romanas, Lucca também tem obras neoclássicas e renascentistas, entre outros estilos. As igrejas mais interessantes são a Chiesa di San Michele in Foro, a Catedral de San Martino e a Basílica de San Frediano, cuja fachada tem um grande mosaico de ouro. Ao redor da Piazza Napoleone estão construções da época do domínio de Napoleão na cidade. E para ver a cidade do alto, vale a pena subir no mirante da Torre Guinigi, a 45 metros de altura.
A gastronomia de Lucca
Além de pratos que universalizaram a culinária italiana, como pizzas e lasanhas, em Lucca você pode provar receitas regionais. Se estiver faminto, a dica é experimentar o Matuffi, que leva polenta, carne moída e fungos porcini (uma iguaria local, apreciada desde os tempos da Roma Antiga). De sobremesa, o melhor a fazer é experimentar muitos sabores de sorvete nas gelaterias de Lucca. Se quiser um doce típico, experimente a Zuppa Lucchese.
E aí, já vai planejar o que ver e visitar em Lucca?
Como falei, a cidade tem atrações para uma programação de um dia inteiro, pelo menos. Ou você pode se hospedar lá mesmo, pra evitar a movimentação exagerada de Florença. Assim fica perto da estação de trem, de onde pode partir para outras cidades da Toscana, inclusive no litoral, onde está Viareggio, a menos de 30 quilômetros de distância. Qualquer dúvida, pode perguntar lá no post O que fazer em Lucca. Responderei o mais rápido possível!
Boa viagem!
O Buenas Dicas foi criado pelo Nivaldo Lima em 2013. Ele é o blog do viajante inteligente: quem planeja bem e viaja para os melhores lugares, nas melhores épocas do ano e aproveita o que cada destino tem de melhor.
Obrigado pelo espaço, Estela! Ficou muito legal o post aqui, ainda mais sobre uma cidade tão legal quando Lucca.
Nivaldo, obrigada você pelas dicas de Lucca. Certamente uma cidade que não deixaremos de conhecer quando voltarmos à Itália! Bjs