Infelizmente houve uma tragédia nacional neste mês de Setembro de 2018 onde o Museu Nacional do Rio de Janeiro foi destruído pelo descaso e ignorância de governos corruptos que ignoram instituições representantes legítimos da cultura nacional e internacional. A hora é de homenagem ao Museu Nacional do RJ inflando a NET com posts sobre museus nacionais e nós escolhemos o MAC USP - Museu de Arte Contemporânea de São Paulo que, igualmente ao Museu nacional do RJ, é administrado por uma Universidade pública Brasileira.
O Museu Nacional nós não tivemos a oportunidade de conhecer e, como forma de levantar a bandeira acerca dos museus nacionais, nós e uma gama de pequenos grandes viajantes resolvemos fazer uma blogagem coletiva indicando um museu nacional este mês! Isso já é até rotina nossa do Itinerário de Viagem né, parece que não temos nada muito "novo" mas calma lá... porque nossa homenagem vale a pena ser lida!
#lutomuseunacional #museunacionaldoRJ
Assim como o Museu Nacionl, o MAC ocupa um prédio histórico e importante, apesar de muuuuito mais novo na linha do tempo! Projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. O prédio já fez parte do projeto inicial do Parque do Ibirapuera onde se imaginava um grande calçadão que interligaria este prédio com o parque. A avenida que os separa hoje não existiria e o prédio seria dedicado ao serviço público, para a Secretaria da Agricultura e inaugurado em 1954.
O edifício de oito andares acabou virando o icônico DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito e até acabou sendo estigmatizado como símbolo da burocracia brasileira, pelo menos até o DETRAN mudar de endereço em 2009. Após um trabalho de retrofit, reabriu como MAC em Setembro de 2010.
Já o MAC ficava lá dentro da cidade universitária, zona oeste de São Paulo. Foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo. Por incrível que pareça o acervo possuía (e ainda possui) obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma grande coleção de arte italiana do começo do século XX.
De lá para cá entraram para a coleção obras de Lucio Fontana e Artur Barrio, Henry Moore, Cildo Meireles, Julio Plaza, Joseph Beuys (wowwww), Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais. O acervo possui cerca de 10 mil obras entre pinturas, gravuras, tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.
O museu aos poucos está em transformação. Por exemplo, o térreo dá uma bela vista para o parque do Ibirapuera e a Avenida 23 de Maio, e antes era este o único atrativo. Inauguraram recentemente um restaurante e que com certeza tem mesinhas para café.
São cerca de 4 andares de visitação com muita arte moderna e contemporânea. Alguns espaços eu ainda sinto uma certa falta de uma curadoria mais inovadora, mais impressionante, mas é tudo satisfatório!
Adoro visitar as exposições temporárias e sempre há alguma coisa muito interessante e possivelmente interativa e eu adoro quando há obras de arte deste tipo!
Informações:
Horário de funcionamento: Terça das 10h-21h, Quarta a Domingo das 10h-18h. Fechado nas Segundas.
Entrada Gratuita
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301
Movimente você também a web lendo vários posts sobre museus nacionais! Para te ajudar, segue outros blogs que estão neste luto nacional:
-
Mapeando Mundo - Mapeando Manaus: Museu da Amazônia & Torre de Observação
-
Destinos por onde andei... - Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, vale a pena conhecer
-
Vamos Por Aí - Museu do Catetinho em Brasília
-
Fui ser viajante - 10 museus de Recife que você precisa conhecer
-
Tá indo pra onde? - Visitando o Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro
-
Diário de Turista - Museu Histórico Abílio Barreto em Belo Horizonte (MG)
-
Uma Viagem Diferente - MAC Niterói, Visitando o Museu de Arte Contemporânea
-
Let's Fly Away - MAC Niterói, o lindo Museu de Arte Contemporânea de Niterói
-
Cantinho de Ná - Museu do Estado de Pernambuco: tradição e história
-
Entre Polos - Museu Nacional de Belas Artes - Rio de Janeiro
-
Maquiadora Viajante - Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e a importância dos museus nas cidades
-
Vem que te Conto! - Museu Histórico de Campos dos Goytacazes
-
Turistando.in - O fechamento do Museu do Ipiranga em São Paulo e seu acervo hoje
-
Embarque40Mais - Dica de Museu SP: MIS Campinas leva à viagem no tempo
Todas as fotos e textos são criações do Itinerário de Viagem. Direitos reservados, por favor, respeite!
Que incrível! Nunca visitei o MAC mas com certeza já inclui na minha lista. 🙂
Isso! Não deixa de visitar! Sempre há exposições temporárias ótimas rolando lá! Bjs
Eu ainda não tive oportunidade de conhecer esse museu, mas já me interessei muito pelas tuas fotos e relatos. Vou colocar na minha lista na próxima ida a Samp!
Volta logo pra SP e dá uma passada por lá! Aí aproveita e vai na Bienal de Arte também que está rolando até começo de Dezembro! Bjs
Que lugar incrível!!! Mal vejo a hora de voltar em SP e visitar esse museu!!
Ah que bom que incentivei uma visita lá! Bjs
Adoro esse museu, e sempre que algum amigo me pergunta um legal para visitar, ou algo diferente para fazer em São Paulo, eu falo dele, principalmente por essa vista do terraço. Incrível !
Nossa, eu também sempre indico! 😉 Abs
Muito interessante este museu, o fato de ter exposições temporárias deve atrair todo tipo de público à este espaço cultural. Parabéns pelo post, ótima dica.
Pra quem ama ou só adora arte contemporânea é diversão garantida! Bjs
Adorei a dica desse museu perto do Ibirapuera. Amei a vista do terraço! Mais um na minha listinha pra visitar em SP. 🙂
Depois fala pra gente o que achou ok?
Fui ao Rio recentemente mas não tive tempo de conhecer o MAC, mas tá na minha lista. Adoro visitar museus e esse aí parece uma ótima pedida
Olá! Sim… eu também não fui no MAC do RJ, mas este MAC aqui do post é de São Paulo ;P rsrsrsrs
Confesso que arte contemporânea não é muito a minha praia, mas que vista hein? Às vezes a gente até esquece que existem museus em SP além do MASP e da Pinacoteca né?