Como fazemos parte da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), surgiu a mega oportunidade de abordarmos sobre a PRIMAVERA NO MUNDO. Como nos organizamos para conhecer os Jardins e a casa de Claude Monet em Giverny, França, justamente no começo da Primavera, nada mais perfeito do que juntar várias outras primaveras de blogs parceiros com a nossa experiência da primavera mágica em Giverny!
Para quem conhece a cabeça de um artista, sabe que ele vai de alguma forma tentar achar o cenário perfeito para suas realizações. Com Monet não foi diferente e para alcançar respostas em sua pintura, ele acabou tendo a oportunidade de modelar um jardim do jeito que queria na cidade de Giverny, além de morar no mesmo local.
Este local é o Fondation Monet, onde o artista viveu de 1883 até sua morte em 1926. Neste período, ele tinha 7 jardineiros para cuidar de tudo. Além do jardim da casa, Monet adquiriu um terreno do outro lado do seu jardim, onde o rio Epte atravessa-o, criando, desta forma, um outro jardim com um lago. Foi justamente aí que ele produziu seus famosos quadros com ninféias e as pontes japonesas.
Vale a pena alertar que o começo da Primavera na França, sobretudo no norte, é frio.... gelado! E outra observação importante: chove, quase sem parar, uma chuva gelada! Usei casacos fortes, luvas e até boina! Mas não chega a ser um frio desesperador! Eu mesma acho que com o passar dos tempos, estou ficando cada vez mais friorenta...
Quando planejei viajar para a Normandia, eu simplesmente montei um roteiro para passar em locais por onde Claude Monet passou e pintou. Lógico que não fui a todos, porém, os principais eu fui. A casa dele era passagem obrigatória e sempre quis ir na Primavera, principalmente pelas tulipas.
A data escolhida foi final de Abril, bem no começo da Primavera. Vale ressaltar que em Abril o frio ainda predomina e muito, mas tudo isso é recompensado quando você entra no jardim mágico, vê a casinha dele e aquele jardim florido e colorido! E as tulipas estavam lá, altas, enormes, coloridas, fortes, perfeitas. Eu havia lido em algum lugar que final de Abril era justamente o momento das tulipas, então, me programei para estar lá!
É muito interessante notar a quantidade de flores que o jardim comporta. São flores de todo o tipo, algumas eu nunca tinha visto na vida e jamais saberia da existência delas se não tivesse ido ao Fondation! Para quem quiser conhecer o local, fique sabendo que a cada mês, a florada muda. Para se ter uma noção do que você pode encontrar, checa só a lista abaixo:
Abril: narcissus, tulipa, jacinto, jonquil, pansy (ou amor perfeito), fritillaria, margarida (ou Asteraceae).
Maio: azáleas, Rododendro, início da florada dos Íris, wallflower (ou erysimum), wisteria.
Junho: rosa, clematis, poppy, laburnum, juliennes (ou Hesperis matronalis), tamarix.
Julho: rosa, clematis snapdragon (ou antirrhinum), tabaco (provavelmente do tipo nicotiana rustica), salvia, verbena, soleil (provavelmente girasol), sanvitalia, coreopsis, dahlia, cleome, cosmos, rudbeckia, gladiolus, ageratum, malvas, início das nenúfares (ninféias)
Agosto: dahlia, cosmos, hibiscus e fim das nenúfares.
Setembro: começo dos tropaeolum majus (conhecido na France como capucines) no corredor central, aster, dahlia, cosmos, rudbeckias ...
Outubro: dahlia até início da geada
Como deu para perceber, o Foundation Monet fica fechado entre Novembro e Março, sendo assim, nada de Jardins do Monet no Inverno!
Você pode ler um pouco mais sobre a região da Baixa Normandia, que é onde se encontra a cidade de Giverny, clicando aqui. Além disso, damos dicas para ter uma refeição gostosa!
Informações para visitar:
Horário de funcionamento: Aberto diariamente do fim de Mar a fim de Out das 9h30 às 18h.
Entrada: €9,50 (há vários tipos de bilhetes conjugados com outros museus, até o Orangerie de Paris. Para saber mais clique aqui)
Endereço: 84, Rue Claude Monet 27620 Giverny
Proibido tirar fotos dentro da casa.
Como ir de trem: Nós fomos de carro e garanto que é fácil fácil chegar lá (usando um bom GPS), mas para sair de Paris de trem deve pegá-lo na estação Gare Saint-Lazare. Compre o bilhete da rede ferroviária SNCF com destino à cidade de Vernon (na rota Paris-Rouen). A rota deve levar mais ou menos 50 minutos e quando você chegar na estação de Vernon haverá um ônibus pago (não sei o valor) que leva turistas para Giverny e o trajeto leva mais 20 minutos.
Dica: Quando você comprar o bilhete no site da SNCF ou na bilheteria da Gare, não esqueça de marcar a opção “Trajets directs uniquement”, porque, desta forma, a sua viagem será sem escalas.
Quer conhecer outras opções de Primavera no mundo? Então visite os seguintes blogs participantes:
Londres Pra você: Os Narcisos Anunciam a Primavera em Londres
Le Touriste: Primavera Colorida em Bariloche
Kely pelo Mundo: Os melhores lugares para ver a primavera em Viena
TurMundial: Primavera em Barcelona, Hora de Aproveitar os Parques da Cidade
Somando Destinos: Primavera em Seattle: Campos de Tulipa Pertinho da Cidade
Why Not?: Primavera no Canadá
Passeiorama: Primavera em NY
Mila em Seattle: Primavera em Seattle e as Cerejeiras da UW
Guia do Nômade Digital: Parques de Madrid na Primavera
Ligado em Viagem: Curtindo a Primavera em Ettlingen na Alemanha
Grazie a Te: Primavera em Florença
Para a Disney e Além: Flower & Garden Festival do Epcot: Primavera em Orlando
Like Wanderlust: A Primavera e suas Famosas Flores de Cerejeira no Japão
1001 Dicas de Viagem: 5 Motivos para Viajar para a Europa na Primavera
Viaje na Web: Sobre a primavera em Governador Valadares
Oi Estela, que encanto essa explosão de cores! Essas fotos estão lindíssimas, adorei o post! Beijos de Firenze, Denya
Obrigada Denya! Fico muito feliz pelo feedback! bjbj
Esse lugar parece ser maravilhoso. Eu não tive a chance de conhecer, mas está na minha lista. Lindas fotos. Abraços.
É maravilhoso sim! E se já está na lista, é só ir 😉 bjs
[…] O melhor momento para visitar é na Primavera.